sábado, 9 de março de 2013

Cabeceira Renovada


 
Este é o antes e depois da cabeceira da minha cama, antes era preta, depois pintei de branca e agora está branca com pontinhos pretos (descascados).
Depois que pintei o quarto e fiz cortinas novas estava na hora de resolver este problema, e como a grana está curta para trocar de cama o jeito é renovar, coisa que, aliás, não é problema algum para mim, e sim uma diversão.
Com a ideia de revestir esta cabeceira com tecido passa para a escolha da estampa, em busca de algo bem resistente e durável fui à uma loja de revestimentos para sofás e lá encontrei um tecido bem bacana e que combina com as novas cores do quarto.
O passo a passo não é uma facilidade total de explicar, mas facílimo de executar, pois exige apenas costuras simples, mas se você prefere passar à quilômetros de distância de uma máquina de costura, melhor tirar as medidas de sua cama e levar até sua costureira.
Como decidi fazer a capa com manta acrílica para ela ficar acolchoada você vai precisar também da manta e de tecido para fazer o forro, eu utilizei um tecido branco que eu já tinha em casa.
 
Primeiro meça sua cabeceira e corte as quatro partes conforme abaixo:
 
1. Tecido estampado - frente da cama
2. Tecido branco (1a. camada) - fundo da cabeceira
3. Tecido branco (2a. camada) - cobrirá a manta
3. Manta acrílica.
 
 
 
 

 
Prenda com alfinetes as quatro partes na sequência acima e a parte com a estampa deixe com a estampa virada para baixo.
 
Agora vem a única parte complicada, passe uma costura nas quatro partes na parte superior da cabeceira. Depois deverá costurar as laterais das partes 1, 3 e 4. O tecido branco 2 não deve levar costura nas laterais, pois será a parte de trás da cabeceira então dobre as pontas para dentro para que não leve costura. Após corte as sobras.
 
 
Como não costurou a parte inferior agora é a hora de virar ao avesso, então ficará conforme a imagem abaixo, o desenho para cima recheado com a fibra e a parte 2 solta. Agora passe uma costura na parte inferior deste sanduíche.
 
 
Alinhave ou marque com alfinetes as bordas da parte 2.
 
 
Costure
 
 
 
Corte quatro tiras do tecido estampado para fazer os laços de amarração lateral.
Dobre pelo avesso e passe uma costura sem costurar uma das pontas para poder virar ao lado certo da estampa.
Não medi as minhas tiras mas devem ter ficado cada uma com 60cm x 5cm.
 
 
Após meça onde colocará as tiras e os botões, o caseado dos botões fiz à máquina e as tiras preguei a mão mesmo para não marcar o lado direito do trabalho.
 
 
E está pronta, vista sua cama, veja que atrás ficará o tecido branco.
 
 
 
Coloquei botões na parte superior e na inferior para prender bem.
 
 
E aí está, ficou bem linda, pelo menos eu achei rsss.
A vantagem é que você pode fazer várias e mudar sempre a decoração de seu quarto! 

 
Bjkas e dúvidas entrem em contato.
 
 
 

2 comentários: